2025 NO.38
Menu
Sabor do Oriente
Comida espacial japonesa
Sabor caseiro no espaço

O astronauta japonês Yui Kimiya saboreia sopa lámen com molho de soja que foi criada para fácil consumo em ambiente de microgravidade (foto: JAXA/NASA)
A comida espacial é essencial para sobrevivência no espaço. Nos primeiros voos tripulados, da década de 1960, os astronautas só dispunham de alguns alimentos sólidos e de uma dieta líquida que era ingerida por tubos, tudo com sabor pouco satisfatório. A comida espacial passou por diversas transformações no período de mais de meio século transcorrido desde então.
Colaborou para as mudanças a Estação Espacial Internacional, que é operada desde 1998 por cooperação entre 15 países. Na estação, os astronautas consomem uma combinação de pratos padronizados que são fornecidos pelos Estados Unidos e pela Rússia, além de refeições adicionais que astronautas de outras nações levam da própria pátria.
Astronautas japoneses optam por refeições adicionais que selecionam da comida espacial desenvolvida por fabricantes japoneses de produtos alimentícios e certificada independentemente pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa). São refeições que devem atender a rígidos padrões de certificação, com rigorosas exigências relacionadas a higiene das instalações, acondicionamento e métodos de cozimento para assegurar que as embalagens não estourem e que a comida não se disperse em ambiente de microgravidade E, é claro, as refeições também precisam ser saborosas.
Com os elevados padrões de processamento de alimentos e de higienização do Japão, o número de produtos alimentícios espaciais certificados totalizava 56 em março de 2025, por conta da atuação de fabricantes de várias partes do país É o caso da cavala em lata que foi desenvolvida ao longo de 14 anos por alunos de uma escola do Ensino Médio da província de Fukui.
A consagrada fabricante japonesa de produtos alimentícios responsável pela criação do lámen instantâneo, em 1958, desenvolveu uma sopa lámen de fácil ingestão mesmo em ambiente de microgravidade, com caldo de alta viscosidade e massa espessa que conserva a própria forma mesmo depois de reidratada por imersão em água quente. Frango frito, iguaria típica de lojas de conveniência no Japão, é congelado a vácuo e convertido em comida espacial sem prejuízo da consistência crocante e saborosa.
O cardápio da comida espacial japonesa é bastante variado, tendo de tudo, de pratos principais a pratos de acompanhamento, doces e bebidas que refletem a tradicional cultura alimentar do Japão. Curry com arroz, bolinhos de arroz onigiri, yakisoba e bife de hambúrguer cozido incorporam os despretensiosos sabores da comida caseira nipônica.
Proporcionando momentos de tranquilidade no espaço, a grandes distâncias da terra, a saudável e saborosa comida espacial japonesa é bastante apreciada também por astronautas de outros países.

Água quente é adicionada à massa instantânea Nisshin Yakisoba U.F.O., que fica pronta tão logo o líquido seja absorvido (©JAXA)