niponica

2025 NO.38

Menu

Os japoneses e o espaço sideral

1


Percepção do universo no Japão

Vendo há muito tempo com admiração a claridade emanada pelo Sol, pela Lua e pelas estrelas, os japoneses refletem a sua beleza resplandecente tanto em paisagens físicas como em artes visuais. Compartilham a convicção de que a magnificência do cosmo sempre evoca uma relação harmoniosa entre a natureza e a humanidade.

Chuva de meteoros em paisagem do Monte Fuji (foto: PIXTA)

Céu estrelado sobre o Santuário Konpira, da localidade de Shosanbetsu, em Hokkaido (foto: PIXTA)

Sol nascente entre as Rochas Casadas (Meoto Iwa), em Futamigaura, na cidade de Ise, província de Mie (foto: Adobe Stock)

Biombo com representação da Lua e do Sol sobre gramíneas de outono — tema frequente em pinturas japonesas desde tempos antigos —, em obra que retrata a natureza silvestre da planície de Musashino, na região oeste de Edo (atual Tóquio)
Biombos com Representação da Lua e do Sol sobre Gramíneas Outonais (Jitsugetsu Akikusazu Byobu
— acervo do Museu Fujita)

Considerada uma das únicas três existentes na atualidade, esta tigela de chá Yohen Tenmoku, que teria sido produzida entre os séculos 12 e 13, foi declarada Patrimônio Nacional do Japão. Mutações na cobertura esmaltada da tigela preta criam nódoas parecidas com estrelas que evocam o cosmos. Em épocas passadas, a nobreza do país valorizava a posse de uma tigela especial do gênero (acervo do Museu Fujita)