2025 NO.38
Menu
Andando pelas ruas
Mar turquesa-claro e céu azul que se estende aos limites da visão, no palco de uma luxuriante natureza verde, Tanegashima desperta pensamentos sobre a vastidão do universo.

Foguete H3 é lançado do Centro Espacial de Tanegashima (©JAXA)
No Museu de Ciência e Tecnologia do Espaço, do Centro Espacial de Tanegashima, o público conhece a história do programa espacial e novidades tecnológicas. No recanto fotográfico do museu, aproveite para tirar uma foto em que pareça estar flutuando na ausência de gravidade da estação espacial (©JAXA)
Localizada no sul do Japão, ao largo da costa meridional da província de Kagoshima, a Ilha de Tanegashima dista 40 minutos de voo do Aeroporto de Kagoshima. Uma viagem de barco de alta velocidade leva em torno de uma hora e meia. Dotada de clima moderado e deslumbrante ambiente natural, a ilha abriga o Centro Espacial de Tanegashima, base de vanguarda do programa espacial do Japão.
Visitantes de várias partes do Japão convergem ao local em dias de lançamento para assistir à, com o mar turquesa de fundo, ascensão de foguetes que sobem ao céu com todo seu estrondo e fulgor. Há uma razão para este centro espacial, que ostenta a área de lançamento de foguetes mais bela do mundo, ter sido construído no sul do país. Em lançamentos na direção leste, a energia cinética da rotação da Terra contribui para a velocidade do foguete. Quanto mais perto do Equador, mais rápida é a rotação da Terra e maior é a força transmitida ao foguete. A 30 graus de latitude norte, Tanegashima fica relativamente perto do Equador e tem amplas áreas de terrenos abertos. Por estes motivos, a ilha foi selecionada como ponto de acesso do Japão ao espaço.
Retrocedendo vários séculos, Tanegashima foi palco de um evento que catapultaria a ilha ao primeiro plano na história japonesa. Os portugueses que aportaram na ilha à deriva, no século 16, trouxeram armas de fogo para o Japão, causando significativo impacto no país em um período de guerras civis. Ainda hoje é realizada todos os anos a festa popular Teppo Matsuri, que celebra a chegada dos armamentos e na qual foliões em fantasia de época experimentam na prática o uso de armas. Baseadas em instrumentos cortantes que foram trazidos ao Japão com as armas, as tesouras Tanebasami têm o eixo intermediário entre o cabo e as lâminas. Apreciadas por seu corte excepcional e conveniente design ambidestro, as tesouras se tornaram artefatos tradicionais que caracterizam Tanegashima. No século 17, o cultivo de batata-doce foi introduzido através do continente. Por melhoramento genético, foi criada a variedade Annou Imo, que é apreciada por sua acentuada doçura e consistência cremosa. Tanegashima também é conhecida pela produção de doces que realçam o sabor adocicado da variedade.
A festa popular Teppo celebra a chegada de armas de fogo ao Japão (foto: Associação de Turismo de Tanegashima / Associação de Conservação de Armas de fogo de Tanegashima)
As tesouras Tanebasami são forjadas uma a uma por mestres ferreiros (foto esq.: Museu de Armas de Fogo – Teppokan; foto Direita: MATHERuBA Co., Ltd.)